Anita

Anita

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IMPORTÂNCIA DA SEMANA DE ARTE MODERNA

A Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. Teve sentido a partir do momento em que estimulou uma vida cultural interessante.  

A importância estética da Semana

Se a Semana é realizada por jovens inexperientes, sob o domínio de doutrinas européias nem sempre bem assimiladas, conforme acentuam alguns críticos, ela significa também o atestado de óbito da arte dominante. O academicismo plástico, o romantismo musical e o parnasianismo literário esboroam-se por inteiro. Ela cumpre assim a função de qualquer vanguarda: exterminar o passado e limpar o terreno.
Com relação as criticas deste movimento:

''Todo novo movimento artístico é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a principio, chocou por fugir completamente da estética européia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.'' (autor desconhecido)


Nenhum comentário:

Postar um comentário